Escolhendo Caminhos...

Escolhendo Caminhos...

Há pessoas que desde cedo, crianças ainda, dizem o que querem ser com muita facilidade na vida profissional, e não muda de idéia, mas existe também uma gama de pessoas com muita dificuldade para escolher a vocação, pouco criticismo a cerca do seu autoconhecimento.
A cada ano nova turma do Ensino Médio, chega à sala de aula, com muitas dúvidas!
Temos que desenvolver um olhar, a cerca das nossas habilidades e competências, posso dizer que é hora de aguçar o espírito investigativo, com a finalidade de não estarmos, parando depois na estrada, para perguntar: E agora?
Há espaço para todos os profissionais na sociedade, mas a modernidade pede a cada dia maior preparo técnico na área que escolhemos. Sabemos que o número de profissões cresce a cada dia. Logo a informação é algo urgente, que merece ser refletida, pois não passaremos apenas uma semana fazendo o que esclhemos, mas por um bom tempo em nossas vidas. Há quem cogite escolher para sua vida mais de uma profissão, há quem pense que não quer fazer mais nada,depois de uma aposentadoria, até precisar cuidar da saúde. Não depende de idade, classe social, vamos pesquisar juntos sobre o que te deixa com o coração em festa, abordemos então a preocupação em darmos as mãos Estando aberto também esse ambiente para todos aqueles que precisando dimensionar sua vida.Está na hora ,de enriquecermos esse espaço,com muitos textos,links,imagens e que essas leituras,sejam nesse blog, capazes de facilitar a sua escolha vocacional,a sua vida de estudante que pode ser infinita ,desejo sucesso num futuro próximo. Vamos seguir?

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pesquisando...


                                                  Profissões mais escolhidas pelos jovens

       As profissões mais escolhidas pelos jovens brasileiros estão ligadas à ciência da computação e à matemática (21%), às engenharias (9%) e à área financeira (8%). É o que aponta pesquisa da Accenture, consultoria de gestão e tecnologia, realizada no primeiro semestre do ano, junto a 2.464 alunos de graduação de oito países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Rússia, China e Brasil.
Entre as empresas mais desejadas pelos entrevistados no País, em primeiro lugar aparece as ligadas a telecomunicações (39%), banco (38%), mídia e entretenimento (35%), estatais (33%) e eletrônicos/tecnologia (32%). Já as menos cobiçadas são da indústria farmacêutica (8%), do varejo (8%), fabricantes de equipamentos industriais (7%) e de seguros (6%).
      Quanto ao porte das companhias, o levantamento indica que 40% sonham com em trabalhar nas grandes. Apenas 12% preferem as médias e 6% as pequenas. Um número significativo de estudantes (16%) disseram que gostariam de atuar no governo.
      Outro dado interessante aponta que mais da metade (59%) almeja alcançar um cargo alto nas empresas. Desse total, 24% pretende ocupar o posto de diretor de TI, 20% o de diretor de operações, 18% o de diretor executivo, 17% o de diretor de marketing, 15% o de diretor de relações com clientes, 10% o de diretor de vendas e 8% o de diretor financeiro.
      Ao longo de suas carreiras, os jovens brasileiros esperam trabalhar em no mínimo três e no máximo cinco empresas diferentes (65%); entre uma e duas empresas (17%); entre seis e dez (13%); entre 11 e 15 (3%); 16 ou mais (2%). Os percentuais variaram pouquíssimo na comparação com os demais países. Além disso, 69% deles esperam ficar no primeiro emprego por pelo menos três anos. Esse percentual é bem menor nos demais países, de apenas 50%.
      Já em relação às suas principais preocupações, 53% afirmaram ter medo que seus talentos não sejam utilizados, 52% de que a empresa não o ajude a desenvolver habilidades importantes para o mercado, 45% de que o trabalho o impeça de cuidar de sua vida pessoal, 38% de que as atividades sejam repetitivos e 23% do relacionamento com o chefe.
     Fonte(s):http://empregos.ig.com.br/noticias/2008/11/05/pesquisa_revela_as_profissoes_mais_cobicadas_por_jovens_no_brasil_2097485.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário